Notícias

2023-10-26

Com agenda de trabalhos orientada para os temas da “Preservação dos Oceanos e a Sustentabilidade Ambiental”, decorreu em Yeosu, na Coreia do Sul, de 19 a 23 de outubro de 2023, a décima sétima edição do Congresso Mundial das Mais Belas Baías do Mundo.

A Portos dos Açores, S.A. (PA), representada pelo seu Presidente de Conselho de Administração, Comandante Rui Terra, entidade responsável pela gestão da infraestrutura portuária integrante da Baía da Horta, a convite da Câmara Municipal da Horta (CMH), ficou responsável pela demonstração de resultados na área técnica e operacional, âmbito marítimo, com especial incidência nas iniciativas e boas práticas de articulação existentes localmente e que garantem a esta Baía, Ilha e Região Autónoma dos Açores (RAA), esta distinção única e de excelência, a qual prestigia todos os Açorianos.

Neste relevante fórum internacional, no corrente ano, foram oportunamente debatidos os bons exemplos das suas 44 baías de excelência, situadas em 26 países, representantes de quatro continentes (americano, europeu, africano e asiático), debatendo-se programas e projetos existentes, numa fraterna partilha de boas práticas, com especial incidência nas temáticas da proteção e sustentabilidade ambientais. Foram ainda visitadas com especial interesse, as instalações da Marinha/Autoridade Marítima Sul Coreana, onde foi possível verificar fortes investimentos e as boas práticas na formação e combate à poluição, como o nível de capacitação e meios atribuídos à Autoridade Portuária local, para o bom cumprimento das missões atribuídas.

A Associação das Baías Mais Belas do Mundo, criada em 1997, em Berlim, tem-se desenvolvido crescente e equilibradamente, contribuindo sempre para a preservação e sustentabilidade dos seus Associados e Baías, tendo sido integradas neste congresso mais duas Baías, que reúnem os exigentes critérios de excelência obrigatórios, no caso específico, a Baía de Bormes Les Mimosas (França) e a Baía de Grand Bereby (Costa do Marfim).

Em Portugal, apenas integram esta Associação Internacional, as baías da Horta e de Setúbal, sendo que a sua integração se reveste de acréscimo de valor e oportunidades, para as regiões onde se inserem, o que resulta em reconhecimento público e internacional das mesmas. A PA vê assim também reforçada a sua imagem de marca, pelo certificado de excelência atribuído a esta Baía, onde opera diariamente, o que confere uma distinção única de valor acrescentado para a nossa Região, com especial impacto nas ações de marketing viradas para o segmento dos Cruzeiros, Mega-Iates e Turismo no âmbito da Náutica de Recreio, onde a partir da Baía da Horta, se têm projetado diversas importantes regatas de cariz internacional, que projetam muito positivamente a imagem de qualidade sustentável dos Açores.

O principal objetivo da participação neste Congresso, é permitir aos seus participantes a oportunidade de interação e promoção de troca de experiências entre os seus membros, ao nível de políticas de proteção, conservação e sustentabilidade no desenvolvimento das respetivas Baías, onde cada vez mais todos os parceiros atuantes nas suas Baías são incentivados a trabalhar conjuntamente para obter e preservar os resultados já atingidos.

A comitiva participante foi chefiada pelo Presidente da Câmara da Horta, Comandante Carlos Ferreira, que exercendo o cargo de Vice-Presidente Adjunto, para a Europa, se fez acompanhar ainda da Dra. Bianca Azevedo, a qual integrou a mesa-redonda dedicada à juventude, contribuindo com elevação com a perspetiva e soluções aplicadas localmente, participação e contributos reconhecidos pelo Presidente do Concelho de Administração, Louis Thébault.

Esta participação anual da PA orienta-se pela sua visão estratégica, definida e aprovada superiormente: “Sermos portos de excelência e de referência, com acrescentado valor geoestratégico no Atlântico, para os Açores e Portugal”.

 

Para mais informações:

https://world-bays.com/

https://www.facebook.com/WorldBays/

https://world-bays.com/bay-of-horta/

2023-09-29
A Portos dos Açores, S.A. (PA) participou na ‘Porto Maritime Week’, que se realizou no Porto de Leixões, entre os dias 25 e 29 do corrente mês de setembro, numa organização do jornal digital “Transportes & Negócios”.
A presença da PA neste evento foi assegurada pelo Presidente do Conselho de Administração, Comandante Rui Terra, que figurou como orador no âmbito do painel “Planos e Estratégias para os Portos Nacionais” e pela Vogal do Conselho de Administração, Dra. Maria Sousa Lima, no painel “Os impactos da Indústria de Cruzeiros”.
Esta foi uma semana especialmente dedicada ao setor marítimo-portuário, durante a qual profissionais de destaque abordaram temas relevantes para o presente e futuro da atividade, incluindo, entre outras temáticas, os desafios e as oportunidades para a produção de energia eólica off-shore, a estratégia europeia para o shipping e a descarbonização no transporte marítimo.
Esta edição da ‘Porto Maritime Week’ encerrou hoje, 29 de setembro, com a “Conferência Intermodal 2023”, durante a qual foi discutida a inovação e os projetos emergentes na intermodalidade, bem como a colaboração e a sustentabilidade na logística intermodal, com intervenção de especialistas nacionais e estrangeiros da área dos transportes.
2023-09-28

A Portos dos Açores, S.A. (PA) marcou presença no Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar”, que se realizou por iniciativa do Porto de Setúbal, no dia 21 de setembro, no âmbito das comemorações do primeiro centenário da criação, em 1923, da Junta Autónoma das Obras do Porto e Barra de Setúbal e do Rio Sado.

Inserido nas iniciativas agendadas para assinalar aquela efeméride centenária, o referido fórum comportou um conjunto de conferências sobre a relação porto-cidade, no decorrer das quais o Presidente do Conselho de Administração da PA, Comandante Rui Terra, foi orador, com uma intervenção subordinada ao tema “Relação Porto Cidade – A realidade das Ilhas”, a qual incidiu particularmente sobre a realidade das sete marinas e núcleos de recreio náutico sob gestão da Portos dos Açores, S.A..

“Um Porto, Um rio, Uma Cidade” foi, entretanto, o mote sob o qual teve lugar uma mesa-redonda, no âmbito daquela iniciativa, levada a efeito no Fórum Municipal Luísa Todi, que contou com a participação de representantes da Marina da Lagos, do Turismo de Portugal, do armador da indústria de cruzeiros MSC e do Porto de Huelva, Espanha.

Este Fórum “Investir, Inovar e Descarbonizar” assinalou também o Dia Marítimo Mundial, por ocasião das Festas da Baía de Setúbal, tendo esta oportunidade aproveitada para enaltecer a importância do Porto de Setúbal e a sua forte ligação com a cidade e com o estuário do Sado, preconizando a revalorização da frente urbana ribeirinha da cidade e potenciando o desenvolvimento das atividades ligadas ao turismo e ao recreio náutico.

A iniciativa da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S.A. integrou-se, também, nos pressupostos e objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, baseados na defesa e salvaguarda das questões ambientais, razão pela qual a mesma contou, a este propósito, no respetivo programa, com uma palestra a cargo da AIVP, a Associação Internacional de Cidades e Portos, com sede em Le Havre, França.

2023-09-08

A Portos dos Açores, S.A. (PA) marcou presença esta semana na ‘Seatrade Europe Cruise Convention’, a maior feira de cruzeiros da Europa, que se realizou entre 6 e 8 de setembro, na Hamburg Messe & Congress, cidade de Hamburgo, Alemanha, este ano sob o tema “Scaling Sustainably”. A delegação açoriana participante no evento foi constituída pela Vogal do Conselho de Administração desta empresa pública, Maria Sousa Lima, e pelo Cruise Manager, André Velho Cabral.

Este certame é especificamente dirigido à indústria de cruzeiros, tendo como público-alvo, essencialmente, o trade que desenvolve toda a atividade inerente ao setor, caso dos armadores/operadores do referido segmento de atividade turística, agentes de navegação, portos, estaleiros de construção naval e meios de comunicação social da especialidade.

A participação da PA na ‘Seatrade Europe 2023’ insere-se no plano de atividades promocionais dos portos açorianos a nível internacional e integrou-se no stand ‘Cruise Portugal’, ao abrigo da promoção conjunta com os portos de Leixões, Figueira da Foz, Lisboa, Setúbal, Portimão e Madeira, oportunamente concertada no âmbito da Associação dos Portos de Portugal.

A promoção dos sete portos nacionais em Hamburgo teve como objetivo projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades, nas rotas atlânticas do turismo de cruzeiros, e dar a conhecer aos decisores da indústria a oferta portuária e turística atual de cada um, assim como as ações e projetos próprios em curso com impacto direto no futuro para a indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade ambiental.

É de referir que durante o primeiro semestre de 2023 os portos portugueses registaram um total de 818 422 passageiros de cruzeiro, o que correspondeu a um crescimento de 82% face aos 449 558 passageiros verificados no período homólogo de 2022, tendo os Açores registado 132 escalas de navios nos seus portos nos primeiros seis meses deste ano, contra 113 em 2022, numa variação positiva de 17%.

1 2 3 13